Metodologia do estágio prático – O anestesiologista na analgesia pós-operatória

Metodologia do Estágio Prático

O curso compreenderá a obrigatoriedade de 16 horas de prática clínica (2 dias de trabalho), integradas na actividade diária da Unidade de Dor Aguda, com a possibilidade de serem dilatadas até 40 horas (5 dias de trabalho), para quem se mostrar interessado.

Este estágio prático possibilitará ao formandos acompanharem todo o percurso de prescrição, vigilância e avaliação dos doentes operados, incluindo a política de registos e a metodologia informática do programa.


Estágio de 16 horas:

Esta modalidade de estágio envolverá dois dias completos de trabalho em que, obrigatoriamente, um deles será passado no espaço físico do Bloco Operatório (Salas de Operações e UCPA) e o outro no espaço físico fora do BO (enfermarias de pós-operatório precoce e enfermarias de internamento cirúrgico).

No Bloco Operatório, o formando tomará contacto com o início da implementação do processo analgésico, nomeadamente:

– Problemática da escolha do protocolo analgésico e factores determinantes;

– Discussão dos modelos convencionais e não-convencionais de analgesia;

– Contacto com as técnicas não-convencionais de analgesia, nomeadamente o início da analgesia epidural e a implementação da PCA;

– Administração de fármacos relacionada com o momento e/ou o protocolo que tiver sido iniciado;

– Início do registo informático da analgesia;

– Vigilância e actuação em UCPA;

– Parametrização de pontuações relacionadas com o estado físico dos doentes (ASA, risco de náuseas e vómitos, score de dor e pontuação de alta de UCPA)

– Papel do enfermeiro no processo

Nas enfermarias, nomeadamente as enfermarias de pós-operatório precoce e as enfermarias de internamento cirúrgico, os formandos acompanharão a actividade regular dos anestesistas da Unidade de Dor Aguda, nomeadamente a avaliação diária e sistematizada de todos os doentes operados.

Nesta actividade, tomarão contacto com o modelo de abordagem que se faz nesta Unidade, incluindo as avaliações estática e dinâmica da dor, os registos de efeitos secundários ou de chamadas intercalares de urgência, a avaliação da expectativa dos doentes e o seu grau de satisfação, evolução analgésica e determinação do momento de alta do programa, com registo informático de todas as informações.


Estágio de 24 -32 horas:

Nesta modalidade, para os que tiverem disponibilidade de estagiar entre 3 e 4 dias, processar-se-á a continuação do modelo de estágio das 16 horas, com prolongamento da vertente do estágio que implica o acompanhamento da analgesia do pós-operatório nas enfermarias e contacto com o programa analgésico da Unidade de Cirurgia do Ambulatório.


Estágio de 40 horas:

Finalmente, para os que tiverem disponibilidade de estagiar 1 semana (5 dias úteis), será dada a possibilidade ao formando de optar pelo tipo de actividade a desenvolver no último dia.