Stephen Hales

Todas as semanas reveja uma personalidade que por motivos muito diversos está ligada à História da Anestesia. Esta semana, o escolhido é Stephen Hales.

Em 7 de Setembro de 1677, nasceu em Bekesbourne, Kent, Reino Unido, Stephen Hales. Estudou química e botânica na Universidade de Cambridge que frequentou a partir de 1696.
Mente brilhante, dedicou a sua vida a realizar experiências muito simples mas que lhe permitiram compreender o mundo que o rodeava e simultaneamente resolver problemas em diversas áreas, que eram insolúveis na época. Assim desenvolveu o “método experimental” caracterizado não só por observações rigorosas, registo pormenorizado, medições, recolha de dados e baseado nestes, realização de cálculos.
Entre as múltiplas invenções que concretizou, foi o primeiro a medir a pressão arterial, o débito e o volume sanguíneo.
Hales investigou também a importância da água e do ar na fisiologia das plantas e dos animais.
Uma das suas invenções mais notáveis, foi um sistema de ventilação que permitiu salvar muitas pessoas nos barcos, hospitais e prisões. Descobriu que o ar expirado era impróprio para ser consumido. Este facto, juntamente com a propagação rápida de infecções nestes espaços, permitiu perceber a razão para a morte de muitas pessoas quando se encontravam aglomeradas em espaços fechados (ex: navios), situação que era um verdadeiro flagelo no início do séc. XVIII.
Demonstrou que a medula espinhal medeia alguns reflexos e inventou o forceps cirúrgico.
Em 1717, foi eleito como membro da Royal Society.
Faleceu em Teddington a 4 de Janeiro de 1761.
Stephen Hales, foi um cientista brilhante, que utilizando um método científico de vanguarda (mais próximo do séc. XXI do que do séc. XVIII), conseguiu perceber muitos enigmas do mundo exterior e simultaneamente, inventar soluções para problemas reais que afectavam as populações.
Duzentos e cinquenta anos após a sua morte continua a ser homenageado como um dos vultos mais conceituados da História da Ciência.

Na próxima semana, descubra porque é que Ralph Milton Waters, mereceu as honras de ser nomeado por este “site”!