Os Opióides

Todas as semanas reveja uma personalidade que por motivos muito diversos está ligada à História da Anestesia. Esta semana, o escolhido é “Os Opióides”.

Neste número, vamos abordar uma temática um pouco diferente da habitual. As nossas atenções vão recair sobre os opióides e derivados e sobre a sua aplicação medicamentosa há cerca de 100 anos!…

Entre 1890 e 1910 a heroína era divulgada como um substituto não viciante da morfina. Era usada como anti-tússico para crianças…

Vinho com coca, foi uma formulação muito popular. Os efeitos medicinais eram “inegáveis”(?) mas geralmente eram consumidos pelo seu valor “recreativo”

    Em 1865 era o principal vinho de coca do seu tempo. O Papa Leão XIII transportava um frasco com este vinho e premiou o seu criador (Ângelo Mariani) com uma medalha de ouro

 A heroína era vulgarmente usada não apenas como analgésico mas também contra a asma, tosse e pneumonia. A heroína com glicerina (associada a açúcar e outros temperos) tornava o opióide mais agradável para a ingestão oral

  “Para a asma e outras doenças espasmódicas”. O líquido volátil era colocado numa panela e aquecido por um lampião de querosene

 

  Estas drageias de cocaína eram “indispensáveis” para os cantores professores e oradores. Ótimo para as odinofagias, tinham um efeito “animador” para que estes profissionais atingissem o máximo da sua performance.

 Peso de papel com promoção da CF Boehringer & Soehne. “Os maiores fabricantes do mundo de quinino e cocaína” ostentavam orgulhosamente a sua posição de líder no mercado da cocaína

 Os rebuçados de cocaína para a dor de dentes (1885), eram populares para as crianças. Não apenas suprimiam a dor como também melhoravam o “humor”…

 Para tranquilizar bebés recém-nascidos não era necessário um grande esforço dos pais, mas sim, ópio. Este frasco contém uma mistura de ópio e álcool (46%)… Posologia-. Crianças: até aos 5 dias, 3 gotas; até às 2 semanas, 8 gotas; até aos 5 anos, 25 gotas. Adultos, 1 colher cheia.

 Na próxima semana, descubra porque é que Benjamin Thompson, mereceu as honras de ser nomeado por este “site”!